Pílula Farmacêutica #29 Teste do pezinho é gratuito e previne doenças que podem levar o bebê a óbito

Exame está ao alcance de todos, basta procurar o posto de saúde mais próximo dentro do primeiro mês de vida, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia após o nascimento

 08/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 15/06/2020 as 10:11
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #29 Teste do pezinho é gratuito e previne doenças que podem levar o bebê a óbito
/

Dia 6 de junho foi o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame obrigatório e realizado em todos os recém-nascidos brasileiros gratuitamente pela rede de saúde do SUS. Também é considerado o mais importante na identificação de anormalidades e prevenção de agravamento de diversas doenças no recém-nascido. 

Trata-se de um exame de sangue laboratorial que ficou conhecido como teste do pezinho porque é realizado a partir de algumas gotas de sangue coletadas, preferencialmente, do calcanhar do bebê. O procedimento é simples e de fundamental importância para o diagnóstico precoce de diversas doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar alterações no desenvolvimento da criança. Como é realizado no recém-nascido, permite a prevenção de sequelas deixadas por algumas das doenças, caso não sejam tratadas a tempo de proporcionar melhor qualidade de vida ao bebê.

Entre as doenças identificadas pelo teste do pezinho estão a fenilcetonúria (de origem genética, que pode levar à doença mental); o hipotireoidismo congênito (afeta crescimento e desenvolvimento mental); a doença falciforme e outras hemoglobinopatias (alteram a formação da hemoglobina); a fibrose cística (provoca infecção crônica e pulmonar graves), além da hiperplasia adrenal congênita (afeta crescimento) e da deficiência de biotina (pode causar convulsões, lesões de pele e distúrbios neurológicos). 

Neste episódio do Pílula Farmacêutica a acadêmica Kimberly Fuzel, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, conta mais sobre o teste do pezinho: exame de sangue simples, rápido, seguro, que pode salvar a vida de muitas crianças. E chama a atenção dos pais e responsáveis para o período de realização do exame, que não deve ser feito antes de 48 horas do início da amamentação e nunca depois de 30 dias do nascimento. O ideal, observa Kimberly, é que o teste do pezinho seja realizado entre o terceiro e o sétimo dia de vida.

Ouça o Pílula Farmacêutica na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.