Sociedade em Foco #94: Imediatismo e casuísmo atrapalham projetos na Câmara

Segundo José Luiz Portella, medidas são aprovadas de acordo com interesses pontuais, sem que os problemas sejam realmente solucionados

 19/10/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #94: Imediatismo e casuísmo atrapalham projetos na Câmara
/

 

A Câmara dos Deputados tem discutido e aprovado projetos a toque de caixa, sem que esses projetos sejam profundamente analisados. Um exemplo é a proposta de reforma do ICMS, que tem como objetivo conter a alta dos combustíveis. Segundo José Luiz Portella, essa conduta pode trazer consequências para essas propostas.

“O que está acontecendo é o que há de pior no Brasil, um imediatismo muito grande na construção de políticas públicas e casuísmo, que é fazer uma lei para aquilo que no momento interessa ao governo”. Portella também afirma que os projetos tem caráter eleitoreiro e postergam a resolução dos problemas. 

A reforma do ICMS busca calcular uma base para estabelecer um imposto fixo por litro. Na avaliação de Portella, não está claro se, de fato, a redução chegará ao consumidor. A dicotomia da Petrobras como empresa pública com acionistas privados também não é resolvida com a reforma.

As questões dos precatórios, da distribuição de absorventes e do Auxílio Brasil são outros exemplos de projetos sem a devida análise.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.