Sociedade em Foco #82: Período pós-pandemia poderá trazer maior desigualdade socioeconômica

José Luiz Portella destaca que o 1% mais rico da população brasileira passou a ter cerca de 49,6% da riqueza nacional em 2021, em contraste com os 44% em 2000, e desigualdade agrava doenças mentais, violência e criminalidade

 06/07/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #82: Período pós-pandemia poderá trazer maior desigualdade socioeconômica
/

As projeções para as desigualdades social e econômica no pós-pandemia são de piora, como sustenta o professor doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, José Luiz Portella, nesta edição do Sociedade em Foco. Segundo ele, o 1% mais rico da população brasileira passou a ter quase metade da riqueza nacional em 2021, cerca de 49,6%. “Tinha 44% em 2000, já era ruim, elevado, então a desigualdade foi agravada. Não se pode tratar o Brasil como uma igualdade”, afirma.

O professor destaca que o padrão de vida das classes média e alta, além dos ricos, terá recuperação, mas essa parcela da sociedade corresponde a cerca de 10% da população.  “Analistas e economistas aplicam uma coisa chamada ‘ceteris paribus’, que quer dizer ‘tudo mais constante’; eles acham que vai ter uma recuperação e todas as outras coisas acontecem constantemente e vivem numa mesma bolha”, argumenta Portella.

“Quando cai o índice de bem-estar para os mais pobres, há um aumento das doenças mentais, da violência e da criminalidade. Quer dizer, estamos num momento em que há uma combinação de desemprego e inflação, que tira exatamente dinheiro do mais pobre, estamos no pior momento”, afirma Portella.

No ano eleitoral de 2022, o professor afirma que se pode prever confrontos físicos, conflitos com as propostas do voto impresso pelo presidente da República, e um ano prejudicial para as políticas públicas, que podem ser descontinuadas ou fragmentadas.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.