Sociedade em Foco #186: Desenrola Brasil não soluciona as causas do problema de endividamento do País

José Luiz Portella explica que o programa foi designado a partir de intenções, ajudando apenas as pessoas já endividadas, consequências do problema

 Publicado: 02/04/2024
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #186: Desenrola Brasil não soluciona as causas do problema de endividamento do País
/

O Desenrola Brasil, programa emergencial de renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes, teve o seu prazo prorrogado pelo governo. De acordo com José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da Universidade de São Paulo (USP), o programa foi lançado como uma solução absoluta de variados casos de endividamento, que necessitam de diferentes soluções para cada grupo. O especialista explica que isso é um dos maiores problemas nas campanhas eleitorais sobre políticas públicas, lançando o programa como intenção, com a expectativa de que ele é absoluto.

“O Desenrola em si é um programa bom, mas isso é um programa formulado pela boa intenção, que é o que nós já vimos nos programas passados e que está começando a infestar as campanhas municipais de prefeito. Começa tudo com intenção e um programa com nome sugestivo e não tem estudo aprofundado de políticas anteriores que tenham tido objetivos semelhantes, nem tem os dados, agindo sempre como se o grupo beneficiado pela política fosse homogêneo, e é sempre heterogêneo. Então o Desenrola foi formulado como intenção e não como uma política pública estudada anteriormente, com projeções e com dados”, explica.

Segundo Portella, o programa foca em resolver as consequências dos problemas e não suas causas: “Se você atua na consequência, que é a pessoa endividada, você vai resolver o problema dos que estão endividados, muitas vezes com um ônus para a administração e orçamento público muito pior do que deveria ser e você não resolve as causas”

O pesquisador diz que os principais problemas são as atitudes do povo brasileiro, não apenas políticos, mas da sociedade como um todo, que os respalda, apoiando atalhos que não irão resolver, de forma definitiva, as causas do problema, tendo campanhas ótimas na intenção, mas sem nenhum estrutura por trás. “O programa Desenrola, na verdade, desvela os erros das políticas públicas no Brasil, na sua confecção. Ele vai resolver o problema do endividado e não vai resolver o problema da origem”, finaliza.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.