Sociedade em Foco #146: Falta de articulação entre governo e Congresso pode causar instabilidade em políticas públicas

Segundo José Luiz Portella, teremos políticas públicas antagônicas, teremos uma série de avanços e recuos, teremos, sobretudo, um cenário de incerteza o tempo todo

 09/05/2023 - Publicado há 1 ano
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #146: Falta de articulação entre governo e Congresso pode causar instabilidade em políticas públicas
/

José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), comenta, no novo episódio do Sociedade em Foco, a falta de articulação do governo federal com o Congresso Nacional e os impactos disso para a aprovação de políticas públicas. 

“Nós teremos políticas públicas antagônicas, teremos uma série de avanços e recuos, teremos, sobretudo, um cenário de incerteza o tempo todo, isso não quer dizer que não haverá coisas boas, mas haverá também coisas ruins, recuos, coisas boas sem uma consolidação”, diz Portella.

Como exemplo desse cenário, o especialista traz o Marco Legal do Saneamento Básico: “O Marco do Saneamento estava bem-feito, e eu acho que o governo não consegue dar conta disso sem a iniciativa privada e a ideia de que as empresas públicas pudessem fazer contrato sem licitação levava a uma estagnação que nós temos até agora. Esse absurdo de ter praticamente 50% da população sem esgoto, num país que já foi a sexta economia do mundo”, completa. 

Sobre a relação com o Congresso Nacional, Portella aponta: “Você não tem uma base que garanta ao governo a consolidação das suas políticas, nós vamos ter uma base que ora vota com o governo, ora não vota”. Na análise do pesquisador, o governo só pode ter consciência dos problemas que isso gera no biênio final do mandato presidencial. 


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.