Sociedade em Foco #128: Transição para novo governo pode gerar dificuldades na geração de políticas públicas efetivas

Com agravantes do orçamento secreto e de conflitos de interesses, presidente eleito encontrará desafios para solucionar questões de desigualdade caras à sociedade brasileira

 08/11/2022 - Publicado há 1 ano
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #128: Transição para novo governo pode gerar dificuldades na geração de políticas públicas efetivas
/

 

O período de transição de governo pode contar com impasses na política, principalmente em relação a conflito de interesses, e dificultar a geração de políticas públicas efetivas. Com a caracterização de um governo de coalizão, que depende da oposição no Congresso para a votação de boa parte dos projetos, as diferenças ideológicas são pontos de atenção a serem observados. 

Neste episódio do Sociedade em Foco, o professor José Luiz Portella, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, explica que a questão das políticas públicas e a política no Brasil pós-eleição envolvem tópicos sobre os interesses dos parlamentares, principalmente, o que pode ter impactos não somente na sanção de projetos de lei, como na implementação deles para o próximo governo. Ele também destaca a necessidade da articulação para a incorporação de um “plano nacional que esteja conjugado e articulado”, a fim de evitar certa fragmentação política no País. 

Para Portella, a questão ganha mais um agravante com o orçamento secreto, que, além de “esconder” solicitações parlamentares, beneficia apenas os políticos pares no esquema, sem retorno para a sociedade: “A gente não pode achar que o orçamento secreto deve terminar aos poucos, ele tem que terminar imediatamente”. Isso é um desdobramento da sociedade, que pode ser observado nos conflitos de interesses, como a situação da isenção que o professor expõe, reverberando na forma como os gastos são direcionados. 

Para o novo governo, uma das melhorias necessárias destacadas por ele é a de caráter social, em que ele diz ser necessário “focar na imensa desigualdade brasileira”. Com os desafios postos para o próximo governo, José Luiz Portella ressalta que o Brasil possui os mecanismos necessários para reverter a situação política e social em que se encontra, mas que os recursos ainda “não estão sustentando os instrumentos necessários para tal”. 


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.