Saúde Sem Complicações #87: Vitiligo, doença autoimune, causa a destruição das células produtoras de melanina

A causa da doença pode estar relacionada à herança genética e a fatores externos, como situações de estresse

 24/02/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #87: Vitiligo, doença autoimune, causa a destruição das células produtoras de melanina
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora Helena Barbosa Lugão, da Divisão de Dermatologia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre o vitiligo. Na entrevista, a professora explica o que é, quais são as causas e os diferentes tratamentos para a doença.

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença de pele não transmissível, caracterizada por manchas brancas no corpo.  A perda da coloração da pele ocorre porque o próprio organismo deixa de reconhecer os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, que dá a pigmentação da pele. “O organismo começa a ter essa agressão imunológica contra os melanócitos e acaba destruindo-os”, explica a professora. Após a destruição dessa célula, a pele perde a coloração normal e se torna branca.

Quais são as causas do vitiligo?

Não há uma explicação exata sobre a causa do vitiligo. Segundo a especialista, diversos fatores da vida, como infecções, estresse ou problemas pessoais podem desencadear a doença em uma pessoa que, geralmente, tem uma predisposição genética.

Tratamento

O tratamento do vitiligo depende do período da doença. Se estiver na fase ativa, quando as manchas ainda estão aparecendo ou aumentando, geralmente é preciso usar remédios que modulam ou controlam a imunidade. Essa medicação pode ser feita através de corticoides ou imunomoduladores em formato de comprimidos ou cremes. Já na estável, é estimulada a pigmentação da pele através da exposição solar ou por câmaras de radiação ultravioleta. “Esse tratamento pode ir variando ao longo da vida da pessoa, porque ela tem essas fases em momentos diferentes de sua vida”, esclarece Helena.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.