Revoredo #74: Os trabalhos autorais de Sidnei de Oliveira e Reinaldo Toledo

Viola caipira é porta-voz dos compositores, estudiosos e violeiros

16/02/2023 - Publicado há 1 ano
Revoredo - USP
Revoredo #74: Os trabalhos autorais de Sidnei de Oliveira e Reinaldo Toledo
/

Revoredo desta semana apresenta a viola caipira de Sidnei de Oliveira e Reinaldo Toledo. O álbum Utopia, com 12 faixas autorais do compositor, pesquisador e arranjador Sidnei de Oliveira marca um trabalho de independência composicional. Metade do disco foi composto na Alemanha, onde realizou o doutorado na Universität Leipzig.

O músico gaúcho de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, e radicado em São Paulo, possui graduação em Filosofia pela Universidade de Franca (Unifran) e licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente cursa o segundo doutorado, agora em música, pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Reinaldo Honório Toledo, nome artístico Reinaldo Toledo, conhecido pelo apelido de “Capô”, nasceu e foi criado em Cássia, Minas Gerais, estudou violão durante a graduação em Música na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com o álbum e livro musical 11 Estudos Para Viola Brasileira recebeu a indicação e foi finalista da sexta edição do Prêmio Profissionais da Música, na categoria Projetos Musicais Especiais: Livros Técnicos de Música.

Toledo possui um repertório diverso, composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. Nas palavras do professor e violeiro Ivan Vilela, “​com sua música, Reinaldo nos conduz a uma atmosfera de sensibilidade e beleza dando assim uma imensa contribuição ao mundo da viola”.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Atmosphäre; À Margem; Adeus por Agora!; Sublimar; Utopia; Afluência; Na Direção dos Trilhos; Estudo N° 1; Estudo N° 2; Estudo N° 3; Estudo N° 4; Estudo N° 5; Estudo Nº 6; Estudo N° 7 e Estudo N° 8.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto