Revoredo #130: Os diferentes ritmos da música de Valdir Verona e de Afonso Villasanti

Álbum traz músicas em torno da nota Sol na viola caipira

 Publicado: 28/03/2024
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #130: Os diferentes ritmos da música de Valdir Verona e de Afonso Villasanti
/

O Revoredo desta semana apresenta o álbum Girassol do violeiro gaúcho Valdir Verona, que apresenta diferentes ritmos musicais, e a viola caipira de Afonso Villasanti.

Natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Verona se dedica, desde a década de 1990, a recitais, shows, composições e gravações, além de editar partituras e tablaturas e ministrar oficinas, com o objetivo de preservar e explorar a tradição da viola de dez cordas na música sulista.

Girassol é um álbum digital, com cinco temas instrumentais para viola, com partituras e tablaturas e videoaulas das músicas que integram o projeto. As músicas do álbum gravitam em torno da nota Sol, que é a tônica da afinação Rio Abaixo, tipo de afinação utilizada na viola de dez cordas.

Afonso Villasanti é violeiro, compositor e professor de viola caipira, formado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Iniciou sua trajetória musical em Valinhos, São Paulo, onde ganhou seu primeiro violão aos 9 anos. Após graduar-se, aos 21 anos, em violão e guitarra, sua jornada musical o levou à viola caipira e, aos 25 anos, foi deixando a guitarra gradualmente.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Melodia Insistente; Españoleta; Aires de Andalucia; Dunas; Chamamé Blues #2; A Dança das Cordas; El Condor Pasa; A Saga dos Retirantes; Elementais; Zambita; Seo Bugio; Odeon; Sanfoneiro folgado; Romance de amor; Pau-Brasil; Beleza mato-grossense; Brincando com a viola e Ave Maria

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.