Revoredo #126: O trio O Fino da Roça homenageia música caipira paulista

No álbum homônimo, músicos mesclam características tradicionais à contemporaneidade

 29/02/2024 - Publicado há 2 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #126: O trio O Fino da Roça homenageia música caipira paulista
/

Neste episódio, o Revoredo apresenta o álbum de estreia do trio O Fino da Roça, que leva o mesmo nome do grupo. O trio de música caipira instrumental é composto atualmente por Pedro Gava na viola caipira, Araê Cainã no violão de sete cordas e Cássio Soares na percussão.

O Fino da Roça presta homenagem a alguns dos mais renomados compositores de música caipira instrumental do estado de São Paulo, incluindo Levi Ramiro, Domingos de Salvi, César Petená, Alan Silva, Rafael Cabello e Rafael Schimidt.

Com o objetivo de contar a trajetória da música caipira instrumental, o trio apresenta releituras que buscam retratar as características dos compositores caipiras, mesclando o tradicional ao movimento em que a viola vem sendo inserida nos últimos anos. 

Além do álbum, o projeto do trio abrange um livro de partituras, disponível em formatos físico e e-book, contendo as partituras das 10 composições presentes na obra.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Entre Linhas; Todo Brollo; Ponteado; Baião Voltado; Cururumim; Valsa Amizade; Sobrinho; Pé Vermeio; Gato Preto; Céu de Pitangueiras; Para matar a saudade de Minas e Paisagens.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.