Quilombo Academia: duas fases musicais idênticas, Roberto Carlos no início da carreira, e a eternidade de Luiz Melodia

A internacionalização afrodiaspórica do samba carioca de origem baiana nas feições negras de Roberto Carlos e Luiz Melodia são cultivadas na africanidade de João Gilberto

 20/10/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 24/10/2023 as 14:31
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: duas fases musicais idênticas, Roberto Carlos no início da carreira, e a eternidade de Luiz Melodia
/

A essência e o tempo são duas dimensões distintas, que revelam possivelmente uma em outra, sugerindo que o tempo é testemunho das veracidades e, sendo sugestivo apontar que a essência é dinâmica, mas mantendo o sentido. Essa difícil compreensão que é ‘ao meu quase cego ver’ perceptível chama atenção para força nuclear de João Gilberto na demanda musical da irreverência juvenil. Faço essa sugestão com certo conforto a partir da aproximação de identidade da juventude musical na inquietude de Luiz Melodia, que demonstra analogias com o timbre e o dinamismo de Roberto Carlos, com um início de carreira impregnado de nuances da genialidade do bruxo de Juazeiro.

Essas duas dimensões me parecem substanciais a uma teluricidade baiana dialogando com o cotidiano pobre carioca, que se estabelece como a essência da alegria da Cidade Maravilhosa, com a negação de que seu oxigênio vem do samba do morro.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.