Quilombo Academia: Paulo Ronqui e Alexandre Vargas trazem uma tamboralidade erudita, que vai do jazz à música clássica

O frevo jazzístico e a musicalidade clássica na luta abolicionista

 01/09/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 04/09/2023 as 10:57
Quilombo Academia - USP
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Quilombo Academia: Paulo Ronqui e Alexandre Vargas trazem uma tamboralidade erudita, que vai do jazz à música clássica
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A erudição do maestro Paulo Ronqui é impregnada por uma corporalidade africana em que o trompete desse estudioso trás uma tamboralidade negra incomensurável. A musicalidade de Paulo Ronqui revela um compromisso com a construção de uma imagem afirmativa do ibero-ásio-afro-ameríndio. Razão pela qual o trompetista tem uma tensão especial com a música dos compositores, implicado no movimento abolicionista.

A antologia do jazzismo do pesquisador Alexandre Vargas sugere uma inquietação de sua africanidade, que não se limita a uma territorialidade brasileira. Considerando que o diálogo do frevo e o jazz revelam a multiplicidade negra baiana, vista na tamboralidade multidimensional no arranjo de Alexandre Vargas.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

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