Quilombo Academia: o utópico, samba balada, de Erasmo Carlos é uma crítica a distopia do caminho do eurocaucasiano

Erasmo Carlos criou um original romantismo contemplativo da tamboralidade ecológica do seu samba em protesto contra o desamor da velocidade industrialista opressora.

 27/10/2023 - Publicado há 9 meses
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: o utópico, samba balada, de Erasmo Carlos é uma crítica a distopia do caminho do eurocaucasiano
/

A inquietude musical de Erasmo Carlo sugere de maneira inequívoca uma insurgência contra a herança monocultural do pseudo urbano industrialismo branco europeu, que foi construído com a solércia da política getulista. Esse posicionamento foi feito em detrimento da realidade ruralista multicultural miscigênica. Razão pela qual Erasmo canta impregnado de uma polissemia do amor, que é somente possível fora das relações de mercado da lógica acumulativa eurocaucasiana. O tremendão revela uma tamboralidade, demonstrando que sua critica tem base na ancestralidade do samba africano, sendo estranho à velocidade dos automóveis que representam patriarcalismo do homem branco europeu. De tal sorte que, a musicalidade do Erasmo, inicia com uma contemplação utópica para criticar denunciando o caminho a distopia teleológica do caminho da euroheteronormatividade.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.