Quilombo Academia: Nana Caymmi e o encanto da voz da orixalidade, na antologia do cotidiano da baianidade

O canto da Roma Negra na angustia melódica conjugada no encanto da alegria baiana da diva do clã Caymmi

 22/09/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 31/01/2024 as 13:01
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: Nana Caymmi e o encanto da voz da orixalidade, na antologia do cotidiano da baianidade
/

Detentora de uma afinação precisa em meio a uma interpretação que envolve uma bipolaridade, caracterizada no vetor da angustia da dor decorrente da marginalização da cultura negra baiana e a alegria vetorizada por uma existencialidade lúdica dos ritos da orixalidade, que singulariza a sedução da cultura afrobaiana. A voz de Nana Caymmi segue a harmonia do mar e o ritmo do andar dançante da corporalidade africana, impregnada no cotidiano da Roma Negra, como Salvador foi chamado pela sacerdotisa Mãe Aninha, do Axé Opô Afonjá, que ficou celebrizado nos apontamentos da antropóloga Ruth Landes, que se soma a consagração antológica da obra de Dorival Caymmi.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.