Quilombo Academia: Gonzaguinha e Sérgio Ricardo, o canto da insurgência radical do morro, na dialética da alegria do samba

A hermenêutica musical da Escola de Frankfurt na africanidade de Sérgio Ricardo e Gonzaguinha

29/09/2023 - Publicado há 10 meses
Quilombo Academia - USP
/

A amplitude holística da miscigenação brasileira tem notável especificidade na forma criativa como o artista enquanto uma espécie de antena da sociedade percebe a realidade, trazendo-a como manifestação artística. O olhar da sofisticação do morro no radicalismo irreverente de Sérgio Ricardo e Gonzaguinha abre brecha para se pensar com um pouco de conforto da bossa nova, como uma possível hermenêutica da Escola de Frankfurt no samba crítico do morro carioca. Ambos os autores percebiam que o samba como uma arma para guerrilha cultural, que junto e de forma indissociável com o futebol, constituía a estrutura estética da brasilidade. Cabe observar ainda uma identidade entre Sérgio Ricardo e Gonzaguinha, os dois compositores influenciados pelo marxismo do cinema novo e da bossa nova, com notável protagonismo de Sérgio Ricardo, cantavam com um neo-realismo, denunciando a pobreza, mas com notável alegria dialética bakhtiniana cujo canto trazia com o conceito, de alegoria carnavalesca do cinema negro, a vitória popular.

Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.