Quilombo Academia: a existencialidade negra na polissemia do amor nas irreverências na arte de Rita Lee e Itamar Assumpção

A tamboralidade do rock no existencialismo musical é característica irreverente de Itamar Assumpção e Rita Lee

 13/10/2023 - Publicado há 9 meses
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: a existencialidade negra na polissemia do amor nas irreverências na arte de Rita Lee e Itamar Assumpção
/

O sentido essencial não se descola de um elemento, com essa lógica entende-se que a saída de Rita Lee da banda – Os Mutantes – não significou um ato final com o rock, mas uma nova página impregnada de evidente africanidade. Sua nova fase da música disco demonstra uma atmosfera racial do rock pop cuja inspiração está localizada inequivocamente no soul do afrodiaspórico norte americano.

A existencialidade alegre é norteadora na musicalidade negra de Itamar Assumpção, em que a originalidade da dinâmica linha dos baixos do seu violão se constitui ‘ao meu quase cego ver’, no amor que é a essência da sua humanidade. A dimensão, das relações étnico-raciais de Itamar Assumpção é estranha aos processamentos da maneira de ser do eurocaucasiano. A africanidade desse artista é instintiva revelando-lhe uma condição dionisíaca, que não faz concessão as ordens apolíneas da aparência artística da pequena burguesia eurocaucasiana, que mostra carência de alma musical.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.