Quilombo Academia: a essência do bruxismo, da genialidade musical do Guinga e do Moacir Santos, é a epistemologia da orixalidade negra

Guinga e Edson Santos dois sacerdotes tradicionais da ludicidade comunal da africanidade musical

 10/11/2023 - Publicado há 9 meses
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: a essência do bruxismo, da genialidade musical do Guinga e do Moacir Santos, é a epistemologia da orixalidade negra
/

O violonista Guinga traz um comportamento musical do multiculturalismo, que se dá adotando originalmente a erudição musico-ecologista jobimiana. Com genialidade miscigênica esse compositor instrumentista sugere uma possível herança africana, caracterizada na sua preocupação com o dimensionamento holístico na amplitude das relações ecológica da orixalidade. Uma musicalidade que tem compromisso com a biointegração, fenômeno que é próprio da epistemologia egípcio-bantu, sendo a primeira expressão de consciência do respeito à biodiversidade. Essa alquimia é feita em uma conjugação equilibrada na costura de instrumentalidade léxica, visto no protesto negroide, do bossanovismo que foi flertado também pela composição desse gigante do violão.

A virtuosidade do maestro Moacir Santos sugere uma transcendência que é estranha ao nomos do eurocaucasiano. O tratamento que esse bruxo dá as notas baixas é sugestivo de uma homilia dos orixás, onde o tom grave ganha dimensão de uma sacralidade do Panteão Africano Ioruba, em que as divindades estão debaixo da terra. Esse maestro busca no samba a reconstituição memorial do primeiro, na dimensão da ancestralidade. Razão pela qual a musicalidade do Moacir Santos estabelece em uma abertura coletiva, que se dá no improviso jazzístico sugestivo de uma circularidade de saberes musicais, articulado em ludicidade na qual o existencialidade se faz no terreno da opressão eurocaucasiano. A música do Moacir Santos traz uma dialética bakhtiniana onde o afrodescente carnavaliza a dor com a alegria, da herança comunal do tribalismo negro.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.