
Na entrevista desta quinta-feira (14) em nosso podcast Os Novos Cientistas, o o convidado foi o educador Patrick Marinho Duarte, que realizou um estudo de mestrado na Faculdade de Educação (FE) da USP sobre as necessidades do professor no século 21. A pesquisa intitulada As competências e habilidades socioemocionais necessárias aos professores do século XXI: um estudo à luz da ética, da excelência e do engajamento foi orientada pelo professor Ulisses Ferreira de Araújo.
Como explicou Duarte durante o bate-papo, seu estudo busca compreender quais são as competências e habilidades socioemocionais necessárias aos professores deste século. “Busquei associar os princípios da Ética, da Excelência e do Engajamento, que são conhecidos como os 3 Es. Assim, a pesquisa propõe um modelo de bom professor, considerando além desses princípios as habilidades socioemocionais deste nosso século conhecidas como 4 Cs: Criatividade, Resolução de Problemas, Pensamento Crítico e Trabalho em Grupo”, descreveu.
Recorrendo a diversas teorias, Duarte buscou, por meio de pesquisa bibliográfica, a elaboração de um referencial teórico que pudesse definir competência e habilidade, bem como as diversas nomenclaturas que frequentemente vêm sendo utilizadas a partir deste século 21. Os resultados da pesquisa puderam elucidar os conceitos e definições de competências e habilidades bem como estabelecer marcos teóricos a respeito do uso de nomenclaturas como habilidades socioemocionais, habilidades não cognitivas e habilidades do século 21.
Disponível também na plataforma Spotify