Pílula Farmacêutica #130: Entenda o que é a fitoterapia

18/09/2023 - Publicado há 8 meses
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #130: Entenda o que é a fitoterapia

Nesta edição do podcast Pílula Farmacêutica, a acadêmica Amanda Pereira de Araujo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, apresenta um pouco da fitoterapia, técnica que estuda a matéria-prima biodiversa que é capaz de promover curas significativas e melhorar a saúde. “A fitoterapia é um ramo de conhecimento que estuda a terapia aplicada às plantas, ou seja, é uma tecnologia que utiliza princípios ativos de plantas ou derivados vegetais, a fim de tratar doenças a partir da biodiversidade”, adianta a acadêmica.

Segundo Amanda, qualquer fármaco que tenha como matéria-prima uma parte de planta é considerado um medicamento fitoterápico, porém não é considerado um medicamento fitoterápico aquele que tenha em sua composição outras substâncias ativas isoladas que foram modificadas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população 12 medicamentos fitoterápicos. “Alguns dos medicamentos são: alcachofra, hortelã, aroeira, babosa e guaco. A movimentação desses fitoterápicos é acompanhada pela Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica no SUS”, descreve Amanda.

Além disso, a acadêmica informa que os medicamentos fitoterápicos são validados por meio de documentações tecnocientíficas e levantamentos etnofarmacológicos. “Os fitoterápicos são preparados com plantas medicinais através de laboratórios que verificam a eficácia e segurança de vários medicamentos. Os fitoterápicos são industrializados”, pontua a acadêmica.