Pílula Farmacêutica #130: Entenda o que é a fitoterapia

Os fitoterápicos são preparados com plantas medicinais através de laboratórios que verificam a eficácia e segurança de vários medicamentos

 18/09/2023 - Publicado há 9 meses
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #130: Entenda o que é a fitoterapia
/

Nesta edição do podcast Pílula Farmacêutica, a acadêmica Amanda Pereira de Araujo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, apresenta um pouco da fitoterapia, técnica que estuda a matéria-prima biodiversa que é capaz de promover curas significativas e melhorar a saúde. “A fitoterapia é um ramo de conhecimento que estuda a terapia aplicada às plantas, ou seja, é uma tecnologia que utiliza princípios ativos de plantas ou derivados vegetais, a fim de tratar doenças a partir da biodiversidade”, adianta a acadêmica.

Segundo Amanda, qualquer fármaco que tenha como matéria-prima uma parte de planta é considerado um medicamento fitoterápico, porém não é considerado um medicamento fitoterápico aquele que tenha em sua composição outras substâncias ativas isoladas que foram modificadas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população 12 medicamentos fitoterápicos. “Alguns dos medicamentos são: alcachofra, hortelã, aroeira, babosa e guaco. A movimentação desses fitoterápicos é acompanhada pela Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica no SUS”, descreve Amanda.

Além disso, a acadêmica informa que os medicamentos fitoterápicos são validados por meio de documentações tecnocientíficas e levantamentos etnofarmacológicos. “Os fitoterápicos são preparados com plantas medicinais através de laboratórios que verificam a eficácia e segurança de vários medicamentos. Os fitoterápicos são industrializados”, pontua a acadêmica. 


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.