Panorama Paulista #34: Mulheres paulistas adiam maternidade

Levantamento do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostra um aumento na idade média das mães

 Publicado: 15/05/2024
Panorama Paulista - USP
Panorama Paulista - USP
Panorama Paulista #34: Mulheres paulistas adiam maternidade
/

Dados do Sistema Estadual de Análise de Dados, a Fundação Seade, mostram que as mulheres paulistas estão se tornando mães cada vez mais tarde. O número de mulheres que adentraram a maternidade após os 35 anos aumentou em 40% entre 2010 e 2022, o que corresponde a 21% dos nascimentos do Estado. Acima de 40 anos, o aumento observado foi maior, chegou a 64%.

A taxa de gravidez na adolescência também caiu, chegando a 33 a cada mil jovens se tornando mães. Para a pesquisadora Lúcia Mayumi Yazaki, a diminuição se deu também pelo aumento de informações sobre métodos contraceptivos e sexo seguro.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse: https://jornal.usp.br/sinopses-boletins/panorama-paulista/

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.