Palavra da Semana #82: Família é feita de laços, respeito e aliança

Famílias hoje têm mais de um formato, com vários tipos de interações de pessoas que compartilham afeto, respeito e cuidado

 19/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 13/07/2023 as 10:10
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #82: Família é feita de laços, respeito e aliança
/

Palavra da Semana é família, termo mais pesquisado e compartilhado na web esta semana, que está em evidência pela comemoração, em 15 de maio, do Dia Internacional das Famílias, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em assembleia-geral de 20 de setembro de 1993.

A origem etnológica da palavra família vem do latim famulus e refere-se a escravos domésticos e servidores que vivem sob o mesmo teto. O termo é utilizado em diferentes classificações, mas em perspectiva histórica e sociológica a família é considerada o núcleo elementar da sociedade, sendo o primeiro grupo de relações em que as pessoas interagem entre si.

A instituição da data comemorativa está relacionada a problemas e transformações que essa célula social vem apresentando desde o século 20. E, na atualidade, vive-se um conceito diverso para a palavra família, que presume diversidade para se tornar completo.

Quer saber mais sobre a palavra família, ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.