Palavra da Semana #73: Laqueadura, método contraceptivo que agora não precisa da aprovação do cônjuge

Lei que dispensa a aprovação do cônjuge para os procedimentos de laqueadura e vasectomia no Brasil começou a valer esta semana

 03/03/2023 - Publicado há 1 ano
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #73: Laqueadura, método contraceptivo que agora não precisa da aprovação do cônjuge
/

A Palavra da Semana, um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web, é laqueadura, em evidência por conta da lei que entra em vigor e dispensa o aval do cônjuge para realização de laqueadura e vasectomia. Laqueadura vem de laquear, palavra com origem no latim que significa prender, ligar, fazer laqueações, ligaduras, unir, juntar, fechar temporariamente ou definitivamente um conduto orgânico. A laqueadura das tubas uterinas, popularmente conhecida como laqueadura na mulher, é um método contraceptivo onde as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas e ligadas impedindo a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides.

Quer saber mais sobre laqueadura, planejamento familiar, ouça no player acima o Palavra da Semana na íntegra.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.