Olhar Brasileiro #138: Podcast relembra trajetória da cantora paulistana Cida Moreira 

São interpretações suas para músicas de grandes compositores como Caetano Veloso, Chico Buarque, Wally Salomão e Jards Macalé

 08/02/2024 - Publicado há 3 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #138: Podcast relembra trajetória da cantora paulistana Cida Moreira 
/

“Com cinco anos de idade já tocava piano e cantava na Emissora de Rádio da cidade de Paraguaçu Paulista, onde foi morar com a família”, informa o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro, que retrata a trajetória da cantora, pianista e atriz Cida Moreira. 

Segundo Jubran, o primeiro álbum de Cida Moreira foi uma produção independente, lançada em 1980. “Ainda no formato de LP, ganhou o seguinte comentário da historiadora Carô Murgel: ‘Quando já estávamos acostumados ao vinil colorido como marca dos disquinhos infantis, surgiu no mercado um grande LP lilás, com capa no mesmo tom e – impressionante – as melodias cantadas em lilás’”, conta Jubran. 

“Longe de ser uma cantora ligada às massas, Cida Moreira sempre rejeitou ser unânime. Em suas interpretações, além de algumas pitadas de humor, alia bom gosto e sensibilidade”, analisa Jubran.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 4 de fevereiro de 2024. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.