Olhar Brasileiro #134: “O coração na canção brasileira”

Muitos compositores criaram músicas que tiveram esse tema como inspiração, como Belchior, Nelson Cavaquinho e outros

 11/01/2024 - Publicado há 10 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #134: “O coração na canção brasileira”
/

“O filósofo grego Aristóteles definia o coração como o lugar do corpo responsável pela percepção e, ao mesmo tempo, como centro das emoções. Em outras palavras, para o filósofo ‘o sentimento não é responsabilidade do cérebro, mas sim, do coração’”, informa o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro. 

Para várias culturas, esse órgão do corpo humano que, em condições de normalidade, marca cerca de 70 a 80 batidas por minuto, ou 104 mil por dia, ou ainda 38 milhões de batidas por ano, passa a associar toda gama de sentimentos, na maioria, abstratos ao coração, como diz Jubran, acrescentando que não foi diferente na música em quase todo o mundo, incluindo boa parte no cancioneiro brasileiro.

No podcast, estão canções como Tic Tic Tac do Meu Coração (Walfrido Silva e Alcyr Pires Vermelho), com Nara Leão; Coração Selvagem (Belchior), com Daíra Saboia; Coração Ateu (Sueli Costa), com Ana Rita; Coração Poeta, de Nelson Cavaquinho e Paulinho Tapajós, que também interpreta a canção ao lado de Marcello Lessa, e Coração Leviano, composição e interpretação de Alceu Valença. 

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 7 de janeiro de 2024. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.