O Sul em Cima homenageia Zé Flávio, um dos grandes nomes do rock gaúcho

O guitarrista da banda Almôndegas, era autor do sucesso “Canção da Meia Noite”

 20/11/2023 - Publicado há 8 meses
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima homenageia Zé Flávio, um dos grandes nomes do rock gaúcho
/

Zé Flávio (José Flávio Alberton de Oliveira) nasceu em Porto Alegre em 1952. O interesse pela música vem desde a adolescência e ele sempre se auto intitulou um roqueiro, um apaixonado pelo rock,  porém sempre transitou em todas as áreas da música popular , inclusive o erudito. Foi guitarrista de bandas como Mantra, Almôndegas e Os Totais e entre outros trabalhos diversos, participou também em shows e gravações de diversas bandas brasileiras. Mesmo antes de entrar para o Almôndegas em 1977, Zé Flávio era uma lenda do rock como “guitar hero” do grupo Mantra (e também autor de três sucessos de seu futuro grupo (Almôndegas): “Sombra Fresca e Rock no Quintal, “Amor Caipira e Trouxa das Minas Gerais” e o sucesso nacional “Canção da Meia Noite”).

Em junho de 2017, Zé Flávio lança seu primeiro disco solo “FINGERPRINT”. O artista tinha mais de 45 anos de carreira e foi o responsável pelo solo de guitarra da clássica “Deu Pra Ti”, de Kleiton & Kledir.

Infelizmente, um dos grandes nomes do rock gaúcho, Zé Flávio, faleceu em 31/08/2023, aos 71 anos, em Porto Alegre, mas deixa a lembrança e uma vasta e rica obra que permanecerá para sempre. Nessa homenagem do programa O Sul em Cima, vamos escutar algumas músicas de autoria de Zé Flávio que foram sucessos da banda Almôndegas, músicas de seu álbum solo Fingerprint e depoimentos enviados pelos amigos eternos da banda Almôndegas. Programa Especial e Imperdível!!


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.