O Sul em Cima destaca os trabalhos do Grupo Três Marias e Daniela Conejero

A pluralidade e diversidade de sons com elementos percussivos dão o tom dessa edição especial

 09/10/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 11/10/2023 as 7:57
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima destaca os trabalhos do Grupo Três Marias e Daniela Conejero
/

O grupo de percussão Três Marias celebra seus 10 anos de trajetória na música popular lançando ‘Não se Cala’, o primeiro disco do conjunto formado pelas musicistas Dessa Ferreira, Gutcha Ramil, Pâmela Amaro, Tamiris Duarte e Thayan Martins — que são cinco, apesar do nome. Nomes fundamentais do tambor e da cultura popular também estão presentes no álbum. No escopo das sonoridades, o disco traz a pluralidade que já virou marca registrada do grupo, conhecido por incorporar uma variedade ímpar de ritmos e instrumentos da música popular. Há faixas de samba de coco, samba de roda, bumba meu boi, forró, xote, jongo, ijexá, ladainha de capoeira e cântico iorubá, entre outros gêneros.

Daniela Conejero é uma compositora, cantora e percussionista chilena, atualmente radicada em Frutillar. Daniela Conejero tem atuado como preparadora vocal, professora de canto, composição e percussão em seu projeto Escola Itinerante “Sabiduría Nómade”. ‘Nomade’ também é o nome de seu mais recente álbum. E são músicas desses trabalhos que vamos conhecer nessa edição especial de O Sul em Cima.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.