Mosaicos Culturais #59: Marisa Monte canta a celebração do encontro de um amor verdadeiro em meio às desilusões passadas

Ainda bem que ouvintes da Rádio USP podem ouvir a canção de amor que ecoava nos ouvidos de Diego Freitas Silva, estudante de Pedagogia na USP, dedicada especialmente a ele por sua namorada

 Publicado: 11/07/2024     Atualizado: 15/07/2024 as 11:34
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #59: Marisa Monte canta a celebração do encontro de um amor verdadeiro em meio às desilusões passadas
/

Marisa de Azevedo Monte, mais conhecida como Marisa Monte, é cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical. Englobando os gêneros do samba e pop, ela é considerada a décima primeira maior figura da MPB, de acordo com a revista Rolling Stones. A artista toca violão, guitarra, piano, ukulele e bateria.

Aos 18 anos, em 1985, Marisa gravou oficialmente sua primeira música em estúdio para o filme Tropclip. A música Sábado à Noite, escrita por Sérgio Sá, marcou a estreia da cantora no cenário musical.

De lá pra cá, com dezesseis álbuns em sua discografia, Marisa Monte acumula inúmeros prêmios, incluindo cinco Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmios Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmios TIM de Música. Em 2024, a Universidade de São Paulo lhe concedeu o título de Doutora Honoris Causa, em reconhecimento à sua contribuição às artes, à democracia e à educação (com informações da Wikipedia).

Capa do álbum O que você quer saber de verdade, de Marisa Monte, 2011. Foto: Reprodução

Ainda Bem faz parte do álbum O que você quer saber de verdade, produzido pela própria cantora e co-produzido por Dadi Carvalho, lançado em 2011. Com uma temática amorosa, a música busca inspirar otimismo, relatando o encontro de um amor verdadeiro, diante das desilusões amorosas passadas. Ainda Bem é considerada a canção da cantora mais gravada e tocada nas rádios, shows e eventos.

Ao som de Ainda Bem, Diego Freitas Silva, estudante de Pedagogia na Faculdade de Educação da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Diego conta que, considerando a proximidade com o show de Marisa Monte na USP, a canção foi dedicada a ele por sua namorada. A letra romântica é sempre uma escolha popular entre os apaixonados!

“O meu coração/ Já estava acostumado/ Com a solidão”
Trecho da canção Ainda Bem, de Marisa Monte

 

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 9 e 10 de julho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.