Mosaicos Culturais #28: Quando a saudade quiser deixar, o Jorge Aragão cantará Eu e Você Sempre

Ouvintes da Rádio USP saberão que o sambista andou sofrendo ao ouvirem essa canção, que ecoava nos fones de ouvido de Gabriel Candido, estudante de História na USP

Publicado: 23/05/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Jorge Aragão da Cruz, conhecido como Jorge Aragão, é cantor, compositor e toca violão, cavaquinho e banjo. Além de samba e pagode, ele também compõe em outros gêneros como xote, samba-rock e samba funk.

Ele começou sua trajetória pelo samba na década de 1970, quando atuava como guitarrista em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1976, quando Elza Soares (1930-1922) gravou sua composição Malandro (com Jotabê). Na verdade, quase todos os grandes intérpretes de samba – como Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila – têm canções de Jorge Aragão em seus repertórios.

Ele foi integrante do grupo Fundo de Quintal, núcleo do gênero pagode, e um de seus principais compositores e letristas, tendo deixado o conjunto algum tempo depois para se dedicar à carreira solo.

Capa do álbum: Ao vivo 2. Jorge Aragão. 2000

Eu e Você Sempre é uma composição de Jorge Aragão com Flavio Cardoso. Nela, Jorge Aragão expressa sua paixão e resistência amorosa mesmo após o término.

Ao som de Eu e Você Sempre, Gabriel Candido, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Gabriel diz amar Jorge Aragão por conta da arte dele e da poética de seu trabalho como compositor. “Ele é um dos músicos mais importantes do País. Jorge Aragão é vida!”

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 22 e 23 de maio de 2024.

Novidade no ar

Estamos celebrando um mês de transmissão do Mosaicos Culturais, tanto no ar quanto em formato de podcast. Para ouvir todos os episódios, acesse a página jornal.usp.br/radio.
Comemoramos esse marco trazendo junto à música que o conjunto de estudantes anda ouvindo, um tema cativante: a música no cinema! Este novo capítulo nos convoca não apenas a fazer uma imersão nas preferências musicais da nossa audiência, mas também a explorar suas reflexões sobre o impacto da música em filmes, animes, desenhos e séries.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres