Mosaicos Culturais #103: Gal Costa pós-tropicalista na dor intitulada em um mal secreto

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o grito de Gal sobre emoções massacradas, que ecoava nos fones de ouvido de Gabriela Casado, estudante de Gestão ambiental da USP

 19/09/2024 - Publicado há 3 meses
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #103: Gal Costa pós-tropicalista na dor intitulada em um mal secreto
/

Maria da Graça Costa Penna Burgos (1945 – 2022), conhecida como Gal Costa, foi cantora, compositora e multi-instrumentista. Com uma discografia de 31 álbuns de estúdio e nove ao vivo, Gal se consagrou como uma das artistas nacionais mais versáteis do planeta, sendo reconhecida pela revista Time uma das dez maiores cantoras do mundo (com informações da Wikipédia). Para saber mais de Gal Costa, ouça outro episódio do Mosaicos Culturais

Capa do álbum Fa-tal – Gal a todo vapor, de Gal Costa. 1971. Reprodução

O álbum Fa-tal – Gal a todo vapor, gravado ao vivo em 1971, no Teatro Tereza Raquel, no Rio de Janeiro tem arranjos do cultuado Lanny Gordin. A turnê realizada por Gal foi considerada pela crítica como um marco na sua carreira. O LP foi eleito em uma lista da revista Rolling Stone Brasil como o 20º melhor disco brasileiro de todos os tempos. 

A canção Mal Secreto, composta por Jards Macalé e Waly Salomão, é uma das faixas mais marcantes do disco. A sua melodia, juntamente com um baixo e uma guitarra, aborda a repressão de sentimentos, tema central da canção, em um verso, “intitulado de mal secreto” (com informações da Wikipédia).

Ao som de Mal Secreto, Gabriela Casado, estudante de Gestão ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Gabriela revelou  que Mal Secreto é uma canção que provoca uma verdadeira reação química em seu cérebro, um íntimo  que a conecta profundamente com a música.

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 17 e 18 de setembro de 2024.

Muitos rostos de diferentes pessoas.
Arte: Regina Lemmi

Cada música é um universo particular. Nos mais recentes 100 episódios do Mosaicos Culturais, a equipe do programa mergulhou nas playlists de estudantes da USP e descobriu histórias de vida, paixões e sonhos. Através das canções escolhidas, a comunidade universitária compartilhou experiências, memórias e visões de mundo. Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre a comemoração dos 100 episódios dos Mosaicos Culturais.

 

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.