100 músicas, 100 histórias: as escolhas de estudantes da USP no “Mosaicos Culturais”

No ar desde abril passado, programa da Rádio USP que mapeia o gosto musical de alunos da Universidade chega à centésima edição

 17/09/2024 - Publicado há 3 meses

Muitos rostos de diferentes pessoas.
Arte: Regina Lemmi

O programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP – que tem o objetivo de mostrar a diversidade musical de estudantes da USP -, completou 100 episódios nesta semana. A iniciativa, que teve estreia em abril passado, delineou os gostos musicais de estudantes de diferentes cursos da Universidade, desde Matemática e Jornalismo até Física e Artes Cênicas. Antes do lançamento do programa, uma reportagem do Jornal da USP detalhou o projeto e seus objetivos (leia aqui). Depois de ir ao ar, o programa fica disponível no formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

Com mais de 100 mil estudantes matriculados em cerca de 600 cursos de graduação e de pós-graduação, conforme dados do Anuário Estatístico da USP 2023, os sete campi da USP oferecem um ambiente propício para mapear essa rica diversidade musical. Ao longo dos 100 episódios, em caminhadas pela Cidade Universitária e pela USP Leste, em São Paulo, a equipe do programa entrevistou estudantes e revelou um mosaico sonoro bastante diversificado, com a MPB como predominante, mas também com a presença de outros estilos musicais. O gráfico abaixo mostra os tipos de músicas citados nas entrevistas.

Do funk ao clássico: amplitude dos estilos musicais

Gráfico com linhas horizontais.
Período de coleta: de 9/2/2024 a 9/9/2024

 

Mosaicos Culturais adota um formato jornalístico inspirado no tradicional “fala-povo”, realizando microentrevistas de um a três minutos com estudantes da USP. Ou seja, são enquetes musicais rápidas e informais sobre o que os estudantes andam ouvindo. As perguntas exploram os motivos para a escolha da música, a opinião do entrevistado sobre a letra e a melodia e as emoções despertadas pela canção. Por exemplo, algumas das perguntas são: “Por que você escolheu essa música para ouvir agora?”, “De que você mais gosta na letra?” e “Que sentimentos essa música transmite?”.

Entre os artistas mais pedidos até o momento, destacam-se nomes como Jorge Ben Jor, Os Velosos (Caetano e Bethânia), Marisa Monte (e Tribalistas), Tim Maia e Chico Buarque, revelando a diversidade de estilos musicais presentes na comunidade universitária. Os dois primeiros receberam homenagem e ganharam semana especial, destacando a escolha de estudantes.

Algumas das músicas selecionadas por estudantes e veiculadas no Mosaicos Culturais foram tão marcantes que ganharam espaço na programação regular da Rádio USP. É o caso de Txai Schenibu, do álbum Huwã Karu Kayatibu: Espírito da Floresta Curandeira, que evoca as tradições milenares e nos conecta à ancestralidade e à sabedoria da floresta amazônica. Composta e interpretada por Mapu Huni Kuin, líder espiritual da etnia Huni Kuin, a canção nos transporta para a rica cultura desse povo. Outra música que chamou a atenção foi O sertão te espera, de Dominguinhos, um hino que convida os sertanejos a retornarem às suas origens e incita o Brasil a vê-los não como uma região desprezada, miserável e empobrecida, mas como um povo resiliente. A terceira música incluída na programação foi Girassóis, de Vanessa Moreno, cuja letra poética reflete as fases e transformações da vida, embalada por uma melodia envolvente. Essas músicas, além de suas qualidades artísticas, demonstram a diversidade musical presente na comunidade universitária e o poder da música de conectar pessoas e culturas.

Um retrato da cena musical da Universidade

A equipe do Mosaicos Culturais percorre os campi da USP em busca de estudantes com fones de ouvido, iniciando conversas descontraídas e espontâneas. João Vitor Pires, estudante de Filosofia, por exemplo, compartilhou que aprecia a tranquilidade da música que estava ouvindo e a possibilidade de se conectar com o ambiente ao redor. Já Allan Matos, estudante de Relações Públicas, iniciou a conversa com uma brincadeira, demonstrando a leveza e a naturalidade das entrevistas. Dandara Costa, estudante de Música, comentou a importância da trilha sonora em filmes e destaca o “pianinho” de Halloween, enquanto Jennyfer Lima, estudante de Psicologia, destacou a capacidade da música de intensificar as emoções nas cenas. Essa conexão entre imagem e som é um tema recorrente nas entrevistas, revelando a profundidade com que os estudantes apreciam a música.

Através dessas conversas, o programa revela a rica diversidade musical presente na USP, indo além dos gostos musicais mais populares, destacam os produtores do Mosaicos Culturais. Ao dar voz aos estudantes, ele contribui para a construção de um retrato da cena musical da Universidade, mostrando como a música faz parte do cotidiano e da identidade estudantil. Além das preferências musicais individuais, a proposta é também explorar a presença das trilhas sonoras em diversas mídias, como cinema, séries e teatro. Ao analisar a função da música em diferentes contextos, o programa busca traçar um panorama completo do mosaico cultural construído por quem estuda na USP.

Uma seleção de alguns episódios de Mosaicos Culturais, só com músicas do cinema nacional, pode ser conferida nos links abaixo:

Ao perguntar “Como é essa música?”, a equipe do programa recebe respostas diversas e inspiradoras. Alguns falam sobre as memórias que as canções trazem, lembranças associadas às letras, outros destacam a emoção transmitida pela voz de quem interpreta ou o vigor de determinados instrumentos. Em alguns casos, os estudantes até cantam trechos das músicas, como Theo Moraes, estudante de Letras, que, após esquecer a letra da canção, viveu um dueto inesperado nos corredores da Universidade.

Para os produtores, essas reações espontâneas demonstram a importância da música na vida estudantil e a riqueza das conexões que ela pode estabelecer. Ao compartilhar suas experiências e percepções, quem participa do programa contribui para a construção de um espaço de diálogo e troca sobre a cultura musical na USP. Como a Rádio USP é segmentada em música brasileira, a ênfase é dada às opiniões sobre a produção nacional, buscando descobrir artistas e canções que mais marcam a comunidade universitária. Além de compartilhar as preferências musicais, o programa também oferece informações sobre o contexto das músicas, seus álbuns, compositores e intérpretes. Uma playlist com todas as músicas nos episódios do
Mosaicos Culturais pode ser conferida aqui!

Assista ao vídeo abaixo, que traz um compilado das entrevistas realizadas pela equipe do programa.

Temas variados e diversidade de interesses

Nem sempre estudantes caminham pela USP embalados por canções; às vezes, estão ouvindo podcasts. Os assuntos são variados, e entre os citados estão: Donos da razão, Angu de grilo, Gestalt Paraná, Inteligência LTDA. e 123 Segundos.  Essa diversidade de interesses é um dos aspectos mais ricos do mosaico cultural da USP. O depoimento de Roger Silva, estudante de Física, foi uma surpresa: ele contou que além de escutar muito a Rádio USP esperava participar do Mosaicos Culturais em algum momento.

Enquanto as entrevistas em áudio são gravadas, também ocorre o registro em vídeo para as redes sociais. A edição busca criar uma narrativa dinâmica, que representa o mosaico cultural estudantil da USP, com três a quatro entrevistas exibidas em um vídeo semanal.

Os estudantes da USP podem participar da enquete musical do Mosaicos Culturais ao se depararem com a equipe do programa, ou podem enviar um áudio para o programa (WhatsApp 11 97281-5789), falando sobre a música que estão ouvindo.

Eventualmente, não são apenas estudantes que caminham pelo campus ouvindo músicas. Funcionários da USP também participam do programa. Em homenagem ao Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, uma seleção especial com as escolhas musicais dos trabalhadores da Universidade terá destaque na programação nas duas primeiras semanas do mês de outubro.

A equipe do Mosaicos Culturais é formada por Caroline Kellen (apresentação e edição das entrevistas), Cid Araujo (edição dos episódios), Regina Lemmi (vídeo e produção), Bruno Torres (identidade sonora) e Magaly Prado (supervisão).

O programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, inclusive via internet, através do site da emissora. Ele fica disponível na forma de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.