Mosaicos Culturais #03: Música mostra quando Raul Seixas pedia socorro aos extraterrestres

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o apelo do maluco-beleza que estava nos fones de ouvido de João Pedro, estudante de Música da USP

Publicado: 18/04/2024     Atualizado: 23/04/2024 as 16:24
Mosaicos Culturais - USP
/

S.O.S. é uma composição de Raul Seixas (1945-1989) – guitarrista, letrista, compositor, produtor e, principalmente, cantor, considerado o pioneiro do rock brasileiro. Suas letras são místicas, críticas e céticas. A música faz parte do álbum Gita. Na letra, o cantor pede ajuda aos seres de outro planeta para salvar os humanos aqui na Terra. Nos shows, um manifesto em forma de gibi – explicativo das letras das canções de Gita – era distribuído.

Capa do disco Gita, de 1974, Universal Music. Foto: Reprodução

Essa foi a música que João Pedro, estudante de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, estava ouvindo quando respondeu à enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. João Pedro destaca a genialidade de Raul Seixas.

Gita é o terceiro álbum solo de Raul Seixas e segundo álbum em parceria com Paulo Coelho. Foi gravado na Philips (atual Universal Music) e lançado em 1974. É o álbum de maior sucesso da carreira de Raul Seixas, com 600 mil cópias vendidas, rendendo ao cantor o primeiro disco de ouro.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem transmitido nos dias 17 e 18 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 Mhz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.