Momento Sociedade #40: Agenda de gestores deve focar no bem-estar da população após pandemia

José Luiz Portella analisa as prioridades das gestões pós-pandemia e indica a necessidade de foco na saúde, emprego e acolhimento

 23/06/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #40: Agenda de gestores deve focar no bem-estar da população após pandemia
/

A pandemia tem feito com que gestores sejam mais cuidadosos com a administração de verbas e recursos neste momento de crise. Espera-se um impacto significativo na área fiscal, que afetará a agenda das próximas gestões, principalmente de grandes cidades. No Momento Sociedade de hoje, José Luiz Portella, doutor em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, aborda como serão as próximas eleições.

Ele explica que “as grandes cidades, como São Paulo, já têm dificuldades em função do orçamento. Agora esse problema será ainda maior, pois o orçamento será reduzido ainda mais devido à pandemia. Então, precisamos sair do pensamento comum entre os candidatos, que é defender uma série de medidas e no fim isso não fechar o orçamento. Os candidatos precisarão mostrar uma agenda diferente, com foco na maneira de financiamento do projeto de governo”. Isso contribuiria para que a promessa ao eleitor pudesse, de fato, ser colocada em prática.

Entre as possíveis prioridades dos próximos governos, Portella destaca a importância de se investir no sistema de saúde e mapear as necessidades do sistema. Além disso, os prefeitos deverão focar no fomento dos empregos, facilitando o acesso a vagas, e também fazer um cadastro da pobreza, discutindo a renda municipal, como citado no episódio anterior. “O bem-estar da população também deve ser priorizado, tornando a cidade mais acolhedora ao oferecer esporte, arte, cultura e lazer”, ressalta.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.