Momento Odontologia #38: Higienização das mãos e boca

Doenças causadas por fungos, vírus e bactérias são causadas pela má higienização das mãos e da boca, colocando em risco a vida de crianças e adultos. Este episódio discute quais são as consequências de uma eventual contaminação por esses microorganismos e revela quais são as formas mais eficientes de prevenir contaminações.

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=283128

Momento Odontologia #38: Higienização das mãos e boca
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 4:10
 
1X
 

Fungos, bactérias e vírus são parte da microbiota das mãos e da boca. Quando em desequilíbrio, esses microorganismos podem trazer riscos à saúde de adultos e crianças. Para evitar essas situações, a saída é higienizar corretamente as mãos e a boca. Este episódio do Momento Odontologia explica qual a melhor maneira de realizar isso, com a participação de Carina Domaneschi, do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia (FO) da USP.

Entre os fungos, os gêneros Trichophyton, Microsporum e Aspergillus apresentam algumas espécies patogênicas ao homem, enquanto que o Candida, que faz parte da flora normal da cavidade bucal, pode  causar candidíase oral entre 20 a 72% das pessoas. Agentes bacterianos como o Streptococcus mutans e Porphyromonas gingivalis podem causar a cárie e gengivite, respectivamente. No ser humano, os vírus são responsáveis por causar gripe, rubéola, catapora, entre outras doenças.

Por isso a higiene adequada é imprescindível para evitar contaminações. Além de água e sabão – essencial para conter a via de transmissão fecal-oral – é necessário, após umedecer as mãos, passar sabonetes ou álcool gel na planta e no dorso das mãos, entre os dedos, pulsos e unhas. Na hora de secar, o mais higiênico é usar o papel toalha. Já em relação à correta higienização da boca, para prevenir cáries e doenças gengivais, a escovação aliada ao fio dental diminuem a incidência de cáries e de mau hálito.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.