Momento Odontologia # 121: “Caseum amigdaliano” não é doença grave, mas pode comprometer a qualidade de vida

As pequenas protuberâncias brancas de material calcificado que ficam nas amígdalas podem gerar processos inflamatórios crônicos, mas uma boa higiene bucal e hidratação constante podem ajudar na sua prevenção

 11/04/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia # 121: "Caseum amigdaliano" não é doença grave, mas pode comprometer a qualidade de vida
/

Caseum amigdaliano (também chamado cáseo amigdaliano), pequenas protuberâncias de material calcificado que ficam nas amígdalas, é o tema do Momento Odontologia desta semana, com o professor Luiz Fernando Mazoni Lourençone, médico otorrinolaringologista do curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O professor lembra que por serem caracterizados por pequenas bolinhas brancas, acessíveis através do dedo ou algum instrumento, as pessoas tendem a retirá-los manualmente, o que não é recomendado. “A irrigação sanguínea da boca é muito rica e a região mais profunda tem vasos importantes o que pode causar sangramentos e problemas maiores, como importantes processos inflamatórios, por exemplo.”

Tomar bastante água, manter uma boa higiene da boca, usar enxaguantes bucais sem álcool e não manipular manualmente, segundo o otorrinolaringologista, são essenciais para a redução do processo inflamatório causado pelo Caseum, o que muitas vezes pode ser chamado de amigdalite crônica.

Esse processo, quando se prolonga, com inflamações de repetição na garganta ou em rinofaringe, pode gerar inflamações maiores. “Não é comum gerar processos inflamatórios extensos, mas pode levar a outras inflamações em vias superiores, o que felizmente é raro.” O professor alerta que, tudo que gera processo inflamatório crônico pode transformar aquela região da mucosa, no caso da boca, em tumores, benignos e até mesmo malignos, mas não existe uma relação direta entre Caseum e câncer na garganta. “O excesso de inflamação crônica, junto com a manipulação de repetição dessas áreas merecem muita atenção em relação a doenças oncológicas.”

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.