Minuto Saúde Mental #87: Para que serve a serotonina?

Substância conecta neurônios, levando impulsos nervosos e controlando funções importantes como sono, apetite e humor

Publicado: 23/05/2024
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #87: Para que serve a serotonina?

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa responde pergunta de um ouvinte sobre as funções da serotonina, um neurotransmissor que regula muitas “coisas importantes como o sono, o apetite, o interesse pelas coisas e pessoas e, principalmente, o nosso humor”.

O professor informa que nosso cérebro é formado por células (neurônios) que também estão espalhadas por todo o corpo e são responsáveis por levar impulsos nervosos. A interação desses neurônios depende, entre outras, de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores, sendo a serotonina um dos mais conhecidos.

“A serotonina é produzida por neurônios de regiões específicas do nosso cérebro e também em nossos intestinos, onde mais ações dessa substância parecem ser descobertas a cada ano”, continua Sousa, acrescentando que a produção do neurotransmissor depende da dieta, dos hábitos, da genética e da saúde geral da pessoa. “Quando os níveis de serotonina caem, vemos problemas como alterações do sono e do apetite, por exemplo.”

Há muito já se sabe que os níveis de serotonina são afetados pelo estresse, que diminui a produção do neurotransmissor e causa sofrimento que vai de “um pequeno aumento no apetite até quadros graves como uma depressão séria”, quadros estes que podem ser tratados com medicamentos que aumentam os níveis de serotonina que passam de um neurônio para outro.

No entanto, lembra Sousa, não apenas os remédios podem ajudar a regular os níveis de serotonina, mas também exercícios aeróbicos como corrida e caminhada e certos alimentos. Assim, dieta e atividade física “também contribuem para a disponibilidade adequada de serotonina no cérebro e, consequentemente, para o nosso bem-estar e qualidade de vida”.

Sousa resume, então, que a serotonina é uma substância que regula muitas funções importantes do nosso corpo e afeta a maneira como nos sentimos. Mas esta relação é muito complexa e não deve ser tratada por orientações publicadas na internet, como compostos e suplementos. O professor alerta que essas orientações, na maioria das vezes, não são somente falsas como ainda podem ser perigosas para a saúde. A recomendação é procurar sempre um médico ao perceber qualquer sintoma que sugira alterações de funções controladas pela serotonina.

Minuto Saúde Mental