Minuto Saúde Mental #26: Fibromialgia tem como principal sintoma a ocorrência de dores espalhadas pelo corpo

Apesar da fibromialgia ser considerada uma condição, por não ter etiologia e patofisiologia definidas, tem código próprio na última versão da Classificação Internacional de Doenças, CID-10

05/08/2021 - Publicado há 3 anos
Minuto Saúde Mental - USP
/

A fibromialgia é uma condição crônica, ou seja, que dura bastante tempo ou até a vida inteira e tem como principal sintoma a ocorrência de dores espalhadas pelo corpo que não são explicadas por outro diagnóstico. O professor João Paulo Machado de Sousa, no podcast Minuto Saúde Mental desta semana, dá mais informações sobre a condição. Usamos a palavra “condição” ao invés de doença ou transtorno porque a fibromialgia continua causando debates acalorados dentro das diferentes áreas da saúde. Resumidamente, uma doença propriamente dita deve ter causa (ou etiologia) e apresentação (patofisiologia) definidas, enquanto um transtorno – como a depressão, por exemplo – não tem esses itens claramente definidos, embora possa ser diagnosticado por um conjunto de sintomas bastante conhecido.

Indo um pouco mais fundo, a fibromialgia tem como sintomas, além das dores de que falamos antes, a sensibilidade aumentada para diferentes tipos de dor, rigidez muscular, exaustão física, alterações de sono e humor e problemas de memória ou concentração, chamados de sintomas cognitivos. Apesar de ter esses sintomas definidos, reumatologistas, psicólogos, psiquiatras e neurologistas continuam se perguntando e pesquisando o que é exatamente a fibromialgia e qual a melhor forma de tratá-la.

Como curiosidade, um artigo de 2018, que descreve fatos e mitos sobre a fibromialgia, apresenta logo no início a pergunta sobre se essa condição realmente existe, já que vários pesquisadores sugerem que os sintomas descritos pelos pacientes podem, na verdade, resultar de outros quadros conhecidos e que a presença da fibromialgia não pode ser confirmada por testes laboratoriais ou exames de imagem.

O fato é que, neste momento, ela é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem código próprio na última versão da Classificação Internacional de Doenças, a CID-10. Além disso, o site da Escola de Medicina de Harvard descreve alterações no funcionamento cerebral de pessoas com fibromialgia e uma provável influência genética em sua ocorrência.

As pesquisas mostram que a fibromialgia afeta aproximadamente uma em cada 20 pessoas, que atinge muito mais as mulheres, uma proporção de sete para um homem, e que costuma aparecer a partir dos 30 anos de idade.

Mesmo que o debate entre os cientistas continue, é importante que você procure um profissional de sua confiança caso sinta dores difusas pelo corpo ou quaisquer dos outros sintomas que descrevemos para que eles possam receber tratamento adequado.

Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão