Manhã com Bach #200: Terceira parte do “Oratório de Natal” traz ária inédita

Diferente de partes reaproveitadas da obra, movimento vocal foi criado especialmente para o Natal de 1734

Por
 11/12/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 14/12/2023 as 14:48
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #200: Terceira parte do “Oratório de Natal” traz ária inédita
/

A terceira parte do Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach – apresentada nesta edição de Manhã com Bach – inclui uma ária que, provavelmente, é a única ária composta especificamente para esse oratório. As outras árias dessa obra monumental foram reaproveitadas de três cantatas seculares que haviam sido compostas por Bach pouco tempo antes. Como lembra o musicólogo alemão Alfred Dürr, está preservado um primeiro esboço dessa ária feito por Bach, que foi várias vezes modificado. A versão definitiva também está cheia de correções, o que, segundo Dürr, demonstra a autocrítica do compositor durante a concepção da obra, além do seu extremo cuidado com essa ária.

Ao longo deste mês, Manhã com Bach está apresentando a íntegra do Oratório de Natal, de Bach, que tem seis partes e foi composto em Leipzig para celebrar o Natal de 1734.

Esta edição de Manhã com Bach exibe ainda a Suíte Orquestral Número 1 em Dó Maior (BWV 1066).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.