Manhã com Bach #198: Primeira parte do “Oratório de Natal” começa com coro majestoso

Composta em 1734, obra em seis partes será ouvida na íntegra a partir desta edição de Manhã com Bach

Por
 27/11/2023 - Publicado há 3 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #198: Primeira parte do “Oratório de Natal” começa com coro majestoso
/

O Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach – obra em seis partes que narra musicalmente o nascimento de Jesus Cristo, de acordo com os Evangelhos -, será ouvido na íntegra ao longo de seis edições de Manhã com Bach. Com mais de duas horas e meia de duração, ele foi composto em Leipzig para celebrar o Natal de 1734.

Nesta edição é apresentada a primeira parte do Oratório de Natal, que tem nove movimentos. São três corais, duas árias, três recitativos e um movimento em que o coral interage com a voz do baixo. O coro de abertura é imponente e majestoso, efeito produzido pelo uso dos tímpanos e do trompete para anunciar com grande alegria o nascimento do Salvador. A letra desse primeiro movimento afirma:

Jubilai, regozijai, ide, louvai os dias

Exaltai o que o Altíssimo fez hoje

Deixar o temor, expulsai o choro

Entoai júbilo e alegria

Servi ao Altíssimo com coros maravilhosos

Vamos honrar o nome do Senhor

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 25 e 26 de novembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.