Manhã com Bach #158: Improviso e liberdade do artista marcam as fantasias de Bach

Compositor legou 13 obras nesse gênero, dez para órgão e três para cravo

Por
 20/02/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #158: Improviso e liberdade do artista marcam as fantasias de Bach
/

Surgido na Europa durante o chamado Renascimento, o gênero fantasia se caracteriza por ser um tipo de composição marcado pela ênfase no improviso, em que o compositor tem liberdade para estimular a sua imaginação – as suas “fantasias” – e criar músicas fora dos cânones e padrões estabelecidos.

É o que acontece nas 13 fantasias preservadas de Johann Sebastian Bach, dez para órgão e três para cravo. Três dessas composições são apresentadas nesta edição do podcast Manhã com Bach: a Fantasia e Fuga em Dó Menor (BWV 562), a Fantasia sobre Christ lag in Todesbanden (BWV 695) – ambas para órgão – e a Fantasia e Fuga em Lá Menor (BWV 904), para cravo. O podcast exibe ainda a cantata Gelobet sei der Herr, mein Gott, “Louvado seja o Senhor, meu Deus” (BWV 129).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.