Manhã com Bach #156: Há 300 anos Bach era eleito diretor de música em Leipzig

Comemoração da data será uma das atrações do podcast Manhã com Bach em 2023

Por
 06/02/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #156: Há 300 anos Bach era eleito diretor de música em Leipzig
/

Em maio de 1723, Johann Sebastian Bach assumiu o cargo de Kantor (diretor de música) da Thomaskirche, a principal igreja luterana de Leipzig. Ao longo dos 27 anos em que trabalhou nessa função – até sua morte, em 1750 -, ele compôs a maior parte das suas cantatas, hoje um dos grandes patrimônios artísticos da humanidade.

A comemoração dos 300 anos da chegada de Bach a Leipzig será uma das atrações de Manhã com Bach ao longo deste ano. Em maio, os quatro programas do mês serão dedicados a lembrar essa data, acompanhando os passos do compositor desde a sua execução de duas cantatas como prova de admissão ao cargo de Kantor, ainda em fevereiro de 1723, a sua eleição a esse cargo pelo Conselho Municipal de Leipzig, em 22 de abril daquele ano, a assinatura do contrato, em 5 de maio, o exame de competência teológica a que Bach teve que se submeter para confirmar a sua fé luterana, no dia 8, a chegada da família Bach em Leipzig, no dia 22, e finalmente, a execução de sua primeira cantata já como diretor de música, no dia 30.

Nesta edição – a primeira após as férias de janeiro, em que foram reapresentados programas exibidos no ano passado -, o podcast traz duas composições de Bach: a Sonata para Violino e Cravo em Lá Maior (BWV 1015) e a cantata Wachet auf, ruft uns die Stimme, “Despertai, a voz nos chama” (BWV 140).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.