Manhã com Bach #144: “Manuscrito Möller” preserva 11 obras de juventude de Bach

Datado do início do século 18, caderno traz partituras de 54 músicas de diferentes compositores

Por
 14/11/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/11/2022 as 12:46
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #144: “Manuscrito Möller” preserva 11 obras de juventude de Bach
/

O Manuscrito Möller é um caderno com 101 folhas contendo as partituras de 54 obras para teclado de diferentes compositores, entre elas 11 composições de Johann Sebastian Bach, escritas no começo do século 18, quando o compositor tinha por volta de 20 anos de idade. Ele pertenceu a Johann Christoph Bach, o irmão mais velho de Johann Sebastian, que foi seu professor de cravo.

book case + flyleaves (recto)
O Manuscrito Möller: hoje guardado na Staatsbibliothek de Berlim, na Alemanha, caderno tem 101 folhas e inclui obras transcritas com a caligrafia de Johann Sebastian Bach – Foto: Reprodução

Quatro das 11 composições de Bach presentes nesse manuscrito são exibidas nesta edição do podcast Manhã com Bach: a Tocata em Ré Maior (BWV 912a), o coral Wie schön leuchtet der Morgenstern, “Como brilha linda a estrela da manhã” (BWV 739) – ambos para órgão -, o Prelúdio e Fuga em Lá Maior (BWV 896), para cravo, e a Suíte em Lá Maior (BWV 832), também para cravo. O podcast apresenta ainda a cantata Ach Gott, wie manches Herzeleid, “Ah, Deus, quanto sofrimento” (BWV 58).

Por conter as primeiras obras da carreira de Bach, o Manuscrito Möller se assemelha a outro caderno que também conserva obras de juventude do compositor – o chamado Livro de Andreas Bach, que pertenceu a um sobrinho de Bach, Johann Andreas Bach, filho de Johann Christoph. O Livro de Andreas Bach foi tema de uma edição do podcast Manhã com Bach publicada em fevereiro passado (disponível aqui).

O Manuscrito Möller tem esse nome porque, depois da morte de Johann Christoph Bach, ele passou às mãos do organista e compositor alemão Johann Gottfried Möller. Atualmente, está guardado na Staatsbibliothek, a Biblioteca do Estado, em Berlim, na Alemanha.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 12 e 13 de novembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.