Jornadas com Beethoven #23 – O amor e a arte de Beethoven

Último programa biográfico da série traz a carta da Amada Imortal e sintetiza a concepção de Beethoven sobre a arte

 12/08/2020 - Publicado há 4 anos
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #23 – O amor e a arte de Beethoven
/

Neste mês de agosto, a Rádio USP encerra a sua série de comemoração pelos 250 anos de nascimento do compositor Ludwig van Beethoven. Ao longo dos programas apresentamos escritos do compositor e de seus contemporâneos, abordando um período de sua vida que vai desde seu nascimento até a maturidade, quando tinha 40 anos. Com isso pretendemos mostrar um pouco de sua personalidade, colocando-a em diálogo com o seu tempo.

Neste último programa biográfico, fechamos a série com documentos que resumem dois temas muito caros a Beethoven: o primeiro é o tema do amor, expresso em sua emocionante carta para a Amada Imortal; já o segundo tema é o da dedicação integral à arte, expresso na belíssima carta que Bettina Brentano escreveu para apresentar Beethoven a Goethe.

Neste programa são apresentadas as seguintes obras de Beethoven:

Sonata Patética Opus 13;

– Andante da Sétima Sinfonia Opus 92.

 

Créditos do Programa

Roteiro, montagem e apresentação: Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.