
O alento que Beethoven encontrou junto de sua amiga Marie Erdödy no difícil ano de 1808 influiu diretamente em sua música, tendo sido dedicado a essa mulher dois pequenos marcos em sua trajetória: os trios Opus 70 e as duas sonatas para Cello e Piano Opus 102.
O primeiro trio do Opus 70, também chamado de “trio dos fantasmas”, foi definido pelo crítico musical E. T. A. Hoffman como a manifestação do “espírito romântico da música presente no fundo da alma de Beethoven”. Já a segunda sonata para Cello e Piano Opus 102 assombrou os seus contemporâneos pela retomada da fuga barroca, tendo sido compreendida apenas muitos anos depois.
Neste programa são apresentadas:
– Trio Opus 70 n. 1, também chamado de “Trio dos Fantasmas”, de Ludwig van Beethoven;
– Sonata para Cello e Piano do Opus 102 n. 2, de Ludwig van Beethoven;
– Contrapunctus 9, da Arte da Fuga, de J. S. Bach.
Créditos do programa
Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez