Jornadas com Beethoven #20: Trio dos fantasmas, felicidade na turbulência

Programa traz músicas inspiradas numa amizade especial

 22/07/2020 - Publicado há 4 anos
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #20: Trio dos fantasmas, felicidade na turbulência
/

O alento que Beethoven encontrou junto de sua amiga Marie Erdödy no difícil ano de 1808 influiu diretamente em sua música, tendo sido dedicado a essa mulher dois pequenos marcos em sua trajetória: os trios Opus 70 e as duas sonatas para Cello e Piano Opus 102.

O primeiro trio do Opus 70, também chamado de “trio dos fantasmas”, foi definido pelo crítico musical E. T. A. Hoffman como a manifestação do “espírito romântico da música presente no fundo da alma de Beethoven”. Já a segunda sonata para Cello e Piano Opus 102 assombrou os seus contemporâneos pela retomada da fuga barroca, tendo sido compreendida apenas muitos anos depois.

Neste programa são apresentadas:

– Trio Opus 70 n. 1, também chamado de “Trio dos Fantasmas”, de Ludwig van Beethoven;

– Sonata para Cello e Piano do Opus 102 n. 2, de Ludwig van Beethoven;

– Contrapunctus 9, da Arte da Fuga, de J. S. Bach.

Créditos do programa

Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.