História do Rock #21: Um passeio pelo metal contemporâneo

“Não existe uma sonoridade única para o metal”, diz Mario De Vivo

 20/03/2022 - Publicado há 2 anos
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #21: Um passeio pelo metal contemporâneo
/

Neste episódio do História do Rock, o professor Mario De Vivo continua sua série pelo metal, apresentando o metal moderno pós-Black Sabbath. De Vivo conta que “não existe uma sonoridade única para o metal moderno” e tenta uma “simplificação extrema” para identificar três tipos de som diferentes do heavy metal pós-Sabbath.

Como exemplo de cada um destes três distintos sons, o professor põe para tocar Beautiful morning, de 2007, da banda de thrash metal norte-americana Machine Head. Na sequência, apresenta o metal sinfônico da banda croata Dragony e sua canção Lords of the hunt, de 2017. Em seguida, o metal progessivo, com a música Nil Recurring, de 2007, da banda inglesa Porcupine Tree.

Para finalizar, De Vivo fala sobre a evolução do metal, usando o exemplo da música Victim of changes, de 1976, da banda britânica Judas Priest. Mas lembra que ainda não acabou e convida os ouvintes para o próximo episódio do História do Rock mostrando a transformação musical do estilo.

O História do Rock está no Facebook e os ouvintes podem enviar e-mail com dúvidas e sugestões para ouvinte@usp.br.

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares. Apresentação: Mario De Vivo. Edição: Gabriel Soares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.