História do rock #20: Dedos de Tony Iommi e voz de Ozzy Osbourne fizeram o novo som do hard rock

Adaptações realizadas na guitarra de Iommi, para compensar perda de parte de dois dedos da mão, criaram sonoridade única, mais grave e sustentada que marca o metal até hoje

 14/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/03/2022 as 11:46
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do rock #20: Dedos de Tony Iommi e voz de Ozzy Osbourne fizeram o novo som do hard rock
/
Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Nesta edição do podcast História do Rock, o professor Mario De Vivo dá sequência à história do heavy metal, destacando as diferenças de som que identificaram a banda Black Sabbat como a criadora do metal.

Em primeiro lugar, o professor De Vivo fala sobre o som especial que saía da guitarra de Tony Iommi, o músico que havia perdido as pontas dos dedos da mão direita e, como canhoto, “abaixou a afinação da guitarra, que ficou com som bem mais grave” e mudou os pedais para dar maior “sustentação nos acordes e notas individuais”, tornando-os mais longos.

Segundo De Vivo, as duas mudanças efetuadas pelo guitarrista para compensar o problema com seus dedos criaram uma sonoridade única, com som mais grave e sustentado. O resultado foi “o som da guitarra do metal até os dias de hoje”, conta o professor.

Outro motivo para reconhecer Black Sabbat como a criadora do metal, garante o professor De Vivo, é a voz “meio desesperada, esganiçada e agressiva” de Ozzy Osbourne.

Enquanto vai elencando e exemplificando os destaques do pioneirismo de Sabbat no heavy metal, De Vivo coloca para tocar as músicas Tomorrow’s Dream, Iron Man, Sweet Leaf (Black Sabbat); Stronge Kinf of Woman (Deep Purple) e Breaking the Law (Judas Priest).

Após curtir história e música, os ouvintes são convidados para o próximo programa com mais metal, só que os da segunda metade dos anos 1970.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.

Ouça no player acima a íntegra do História do Rock.

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.