História do Rock #17: As bandas de rock da Noruega costumam fazer experiências musicais

Com as experiências musicais dos artistas noruegueses é grande a variedade do rock apresentado pelas bandas daquele país

 20/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/07/2022 as 15:59
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #17: As bandas de rock da Noruega costumam fazer experiências musicais
/

No História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo dá continuidade à sua viagem pelo rock do norte da Europa,  com isso mostra a variedade de bandas de rock da Noruega. No início, De vivo apresenta a música Atupoema, de 1994, da banda de metal The Third and The Mortal.

Na sequência o professor apresenta a canção Secret Sky, de 1997, da banda de rock alternativo Magenta. O professor conta que, assim como na Alemanha, as bandas norueguesas também costumam fazer experimentos musicais e apresenta a música Oyne, de 2006, da banda de rock experimental Hurra Torpedo.

Em seguida o professor apresenta duas canções de bandas indies, a primeira canção apresentada nesse estilo é, Winning a battle, losing the war, de 2001, da banda Kings of Convenience, que também possui uma pegada folk em suas músicas. A segunda canção é Lover, where do you live?, de 2014, da banda Highasakite.

Apesar de falar pouco de metal na terra dos vikings, a última música apresentada por De Vivo é Gothic Anthem, de 2003, da banda de metal gótico Gothminister.

O professor finaliza o programa com a ressalva de que “os artistas que ouvimos hoje nos mostram que a cena do rock da Noruega é muito variada, e talvez seja possível dizer que essa diversidade esteja no mesmo nível de maturidade alcançado pelo rock alemão”.

O História do Rock está no Facebook e os ouvintes podem enviar e-mail com dúvidas e sugestões para ouvinte@usp.br.

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.