Fake News Não Pod #94: Não está sendo planejada e orquestrada a próxima pandemia, como afirmam os conspiradores

Na história da humanidade as pandemias sempre existiram, portanto falar sobre uma próxima pandemia não é uma crença ou fala vidente, e sim um fato, que pode ser usado de forma inteligente para desenvolver estratégias que minimizem os impactos dessa futura nova crise global

 Publicado: 17/07/2024
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #94: Não está sendo planejada e orquestrada a próxima pandemia, como afirmam os conspiradores
/

Diversos vídeos, postagens e mensagens nas redes sociais estão conspirando sobre as verdadeiras intenções da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências de saúde. Essas teorias conspiracionistas defendem que a próxima pandemia já está planejada e orquestrada, e até que um novo vírus está sendo construído para atingir o mundo todo. As justificativas se baseiam, principalmente, nos esforços dos países da OMS em se preparar para uma próxima pandemia, com a Assembleia Mundial da OMS coordenando a elaboração de um acordo de prevenção e combate a pandemias entre seus 194 países-membros.

No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Beatriz Calasense fala sobre a necessidade da humanidade se preparar para a próxima pandemia, o que é essa pandemia, e por que não faz sentido utilizar essa preocupação como prova de que a nova pandemia está sendo construída pela OMS. 

Beatriz lembra que na história da humanidade as pandemias sempre existiram, portanto falar sobre uma próxima pandemia não é uma crença ou fala vidente, e sim um fato, que pode ser usado de forma inteligente para desenvolver estratégias que minimizem os impactos dessa futura nova crise global. “Quando pesquisadores, epidemiologistas e figuras públicas centram sua atenção em determinadas doenças, que podem vir a significar um risco para a humanidade nos próximos anos, a ideia é já planejar estratégias de como vamos prevenir uma crise global caso isso ocorra.” Beatriz dá, como exemplo, a gripe aviária, que naturalmente infecta aves, mas mudanças no vírus causador podem fazer com que ele infecte humanos também, como já aconteceu em alguns casos nos últimos anos. “O Instituto Butantan já desenvolve uma vacina contra essa doença, que é extremamente mortal quando infecta humanos.”

Segundo Beatriz a ideia dos acordos propostos pela Assembleia da OMS é preparar o mundo para a próxima pandemia, que já se sabe quando vai ser ou qual será o agente infeccioso responsável. “Podemos, desde já, tomar medidas que minimizem as chances de uma nova crise de saúde global se instaurar”, finaliza.

Produção: UP Vacina Projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews). Roteiristas: Beatriz Calasense, Beatriz Cassiano Michelon e Wasim Aluísio Prates Syed Apresentadora: Beatriz Calasense e Beatriz Cassiano Michelon Edição: Rádio USP Ribeirão Preto

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.