Fake News Não Pod #92: OMS não orienta que países prendam quem se manifesta contra a vacina da gripe aviária

Organização Mundial da Saúde não atua para legislar sobre a saúde sanitária de cada país

 19/06/2024 - Publicado há 5 meses
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #92: OMS não orienta que países prendam quem se manifesta contra a vacina da gripe aviária
/

Publicações recentes nas redes sociais relatam que 194 países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concordaram em prender cidadãos que se manifestarem contrários à vacina contra a gripe aviária. Neste episódio do Fake News Não Pod, a acadêmica Beatriz Calasense fala que essas notícias são falsas e traz mais informações sobre a gripe aviária e a importância do desenvolvimento de vacinas contra essa doença.

Segundo Beatriz essa concordância nunca existiu, assim como nunca existiu cláusula ou orientação. “Em primeiro lugar, o objetivo da OMS é servir como um órgão que busca conduzir todos os povos a um nível de saúde mais elevado possível e, portanto, por mais que seja uma organização muito influente, não atua diretamente na legislação de cada país, como propõe a notícia.”

A gripe aviária, diz Beatriz, é causada pelo vírus H5N1, cuja infecção de aves silvestres e domésticas causa impacto na agricultura e no comércio de alimentos. Especialistas sugerem que possíveis mutações que permitam a infecção de humanos possam se apresentar como um problema grave para a saúde pública global, e inclusive ser responsável por uma próxima pandemia.

O aumento do número de infecções de mamíferos por H5N1, que são mais próximos dos humanos, torna esse tema ainda mais urgente. Pensando nisso, o Instituto Butantan já iniciou o desenvolvimento da primeira vacina contra gripe aviária para humanos no Brasil. “Pensar em estratégias preventivas antes de enxergar diretamente as consequências de uma doença não deve ser motivo de preocupação e criação de teorias da conspiração que propõem que a próxima pandemia já vem sendo orquestrada”, diz Beatriz.

Segundo Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, não se sabe quando vai acontecer essa grande pandemia, mas ela um dia vai chegar e exigir respostas. “A gripe aviária necessita de opções de prevenção e outras formas de enfrentamento”, afirma o diretor.

Produção: UP Vacina Projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews). Roteiristas: Beatriz Calasense, Beatriz Cassiano Michelon e Wasim Aluísio Prates Syed Apresentadora: Beatriz Calasense e Beatriz Cassiano Michelon Edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.