Fake News Não Pod #40: Crianças na Polônia não são cobaias de vacina da covid-19

Todos os estudos de vacinas começam com faixas etárias maiores que 18 anos e conforme são demonstradas a segurança e eficácia, faixas mais novas são avaliadas

 17/11/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #40: Crianças na Polônia não são cobaias de vacina da covid-19
/

Uma apresentadora brasileira que vive nos Estados Unidos compartilhou em uma postagem a informação enganosa de que médicos poloneses denunciaram o uso de bebês órfãos em experimentos de vacinas contra a covid-19. A notícia trata-se de uma fake news, pois os estudos vacinais realizados são estudos controlados e bem documentados, que exigem a aprovação das autoridades de saúde locais. 

De fato, ocorre agora na Polônia um estudo de fases clínicas II/III, patrocinado pela BioNTech com a vacina Comirnaty, para determinar a dose, e avaliar a segurança e imunogenicidade da vacina em crianças saudáveis menores de 12 anos. A participação no estudo depende da concordância dos responsáveis legais da criança e o estudo foi legalmente aprovado e segue as exigências do comitê de ética. 

Estudos clínicos desse tipo são necessários para justificar o uso das vacinas, isto é, demonstrar que são seguras e eficazes. Os estudos começam por uma faixa etária maior que 18 anos e conforme são demonstradas a segurança e eficácia da vacina faixas etárias mais novas são avaliadas. Procure informações em fontes confiáveis, não deixe de se vacinar.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.