Fake News Não Pod #33: Estudos recentes mostram que o sistema ABO e o fator Rh não têm influência na infecção pelo vírus da covid-19

No início da pandemia estudo publicado na prestigiada revista “Nature” encontrou uma prevalência moderada de infecções nos tipos sanguíneos não O e Rh positivo, mas havia limitações

 29/09/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #33: Estudos recentes mostram que o sistema ABO e o fator Rh não têm influência na infecção pelo vírus da covid-19
/

No começo da pandemia muitos começaram a falar sobre uma possível associação entre os tipos sanguíneos do sistema ABO e a infecção pelo sars-cov-2. Segundo extrapolações dessa hipótese, indivíduos com sangue tipo O estariam protegidos contra o vírus da covid-19. Mas e aí? Isso é fake news? No podcast Fake News Não Pod a acadêmica Laura Colete explica o que é o Sistema ABO e o fator Rh e fala das mais recentes pesquisas sobre o sistema e o fator Rh na infeção por covid-19. 

Primeiramente devemos nos lembrar o que é o sistema ABO e o fator Rh. Uma pessoa pode ter tipo sanguíneo A, B, AB ou O, o nome dos tipos sanguíneos se refere ao antígeno que é encontrado nas hemácias do indivíduo; no caso do tipo O, não há antígeno. O indivíduo também tem o fator Rh positivo ou negativo, isto é, possui ou não o antígeno Rh . 

No início da pandemia, muitos estudos encontraram associações entre os sistemas ABO e Rh na infecção, mortalidade e índice de internações pelo covid-19. Um desses estudos publicado em 2o2o na Nature encontrou uma prevalência moderada de infecções nos tipos sanguíneos não O e Rh positivo. Contudo, o artigo cita suas limitações, como a análise ter sido feita com base em dados hospitalares provenientes do começo da pandemia, quando a testagem era limitada, e ainda, a análise estava mais enriquecida com pacientes graves, sendo que na população temos também os assintomáticos e os casos leves, ou seja, a amostra analisada era enviesada. Além disso, os tipos sanguíneos têm prevalências diferentes nas etnias e uma testagem genética não era viável, portanto, é difícil saber se a relação tem a ver com a ancestralidade ou com o tipo sanguíneo.  

Atualmente, após olharem para muitas pessoas, os estudos mostram outro cenário, em que o sistema ABO não tem influência sobre a infecção pelo vírus da covid-19 ou uma influência mínima que pode ser desconsiderada.

Portanto, não deixe de se proteger e de se vacinar apenas com base em seu tipo sanguíneo. Busque informações em fontes confiáveis. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.